← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
O Ipê-do-brejo (Handroanthus umbellatus (Sond.) Mattos) é uma árvore da família Bignoniaceae, também conhecido como ipê-amarelo-do-brejo, ipê-de-várzea e pau-de-arco-amarelo, a maioria de seus nomes populares faz referência ao seu local de ocorrência: as planícies úmidas na Mata Atlântica.
Essa árvore chega a medir entre 10 e 15 metros, com tronco variando de 40 a 50 centímetros de diâmetro. Possui folhas opostas e flores amarelas. Já o fruto é do tipo cápsula, cilíndricos e muito longos (repletos de sementes aladas).
Embora essa espécie seja aplicada com sucesso no paisagismo (é extremamente ornamental, sobretudo em função de suas flores), sua madeira frequentemente é usada para obras externas (dormentes, vigas, postes e moirões, por exemplo), por ser pesada, rígida e durável. Em função de se adaptar bem a terrenos brejosos, é também indispensável na recuperação de áreas ciliares degradadas (sobretudo para manter polinizadores e a avifauna).
Essa espécie costuma florescer entre agosto e outubro (quando a árvore fica completamente sem folhas), com frutos amadurecendo de outubro a novembro.
Prefere as planícies úmidas na Mata Atlântica.
Periquitos, beija-flores, surucuás e cambacicas, entre outras.
Natural do Brasil, ocorre em Minas Gerais e Rio de Janeiro (até o Rio Grande do Sul), principalmente na floresta pluvial atlântica de planícies úmidas.